Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ProExp - Programa de Apoio a Experimentos Científicos e Inovação

Publicado: Sexta, 11 de Julho de 2014, 11h39 | Acessos: 4833

O Programa ProExp (Apoio a Experimentos Científicos e Inovação) disponibiliza toda a estrutura de equipamentos e pessoal da DT3D para apoiar pesquisas em diversas áreas. O ProExp estabelece importantes parcerias em aplicações aeroespaciais, arquitetura, engenharia reversa, artes, bioquímica e microfabricação.

O ProExp tem cooperado com projetos acadêmicos, dentro e fora do CTI, em várias áreas do conhecimento. Com a Unicamp, trabalhou em parceria em diversos projetos: caracterização mecânica de materiais de protótipos, pesquisa de maquetes para orientação espacial de deficientes visuais (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e o Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED); peças para veículos experimentais (Projeto ECOCAR e Fórmula SAE), e órteses (Faculdade de Engenharia Mecânica); estudo de novos conceitos nas artes (Instituto de Artes). Com a USP São Carlos houve cooperação em projetos envolvendo órteses e também na Fórmula SAE. Com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) vem colaborando com a construção de sistemas experimentais para pesquisas astrofísicas, astronomia e antenas. Colaboração com o Instituto Dante Pazzanese na construção de dispositivos extracorpóreos. Com a Universidade de Franca (UNIFRAN) na parte de revestimento de protótipos. Com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em metrologia. Com a PUC-SP na estruturação 3D de biomaterial PHB.

No âmbito de projetos internos do CTI, o ProExp colaborou com alguns desenvolvimentos como: Missão Centenário – experimento realizado a bordo da ISS – Estação Espacial Internacional; projeto One Lap Top per Child (OLPC), com os protótipos de gabinetes de laptop para avaliação e teste ergonômico; projeto Aurora, com os componentes para um veículo aéreo não tripulado; Projeto Cognitus  – robôs subaquáticos, e na construção de modelos de brinco RFID encapsulados em brincos instalados em bovinos.

 

Contato:
Telefone: +55 (19) 3746-6287

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página