Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTI-NE participa de evento "Ciência na Praça"

  • Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 10h22
  • Acessos: 339
Foto do barco robótico que compõe o projeto Iracema
Foto do barco robótico que compõe o projeto Iracema

A convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará - SECITECE, o CTI-NE participou do Evento Ciência na Praça realizado no dia 10 de março, na Praça do Ferreira no Centro de Fortaleza.

No evento o CTI-NE apresentou o Barco Robótico IRACEMA, projeto desenvolvido com o apoio da FINEP. O IRACEMA - Instrumentos Robóticos de Coleta e Monitoramento Ambiental é um barco autônomo com sensores embarcados, desenvolvido para realizar monitoramento ambiental na zona costeira, em lagos e em rios.

O IRACEMA é baseado em uma plataforma catamarã, com propulsão elétrica e autonomia de 8 horas. Na versão atual, possui embarcados, além dos sensores de operação e navegação, sensores científicos como sonda multiparamétrica, ecobatímetro, side scan e uma estação meteorológica. Todos os dados são transmitidos em tempo real para uma base de operação móvel onde se tem total controle da missão.

O projeto está em fase de testes e a primeira missão será o monitoramento da qualidade da água no entorno do emissário de Fortaleza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página