Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Interface de Acessibilidade para Dispositivos Móveis do Projeto DTITA foi premiada no V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 11h25 | Acessos: 174

O Projeto DTITA foi representado no V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, realizado em Belém, com a apresentação do trabalho desenvolvido pela equipe da Meta 3 – IADM (Interface de Acessibilidade para Dispositivos Móveis).

Na imagem, um representante do Projeto DTITA está falando a plateia enquanto passa a apresentação na tela ao lado. O Plano de fundo do palco apresenta um painel com os dizeres "I Feira Estadual - EXISTIR" e "V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência".

Colaboradora Maria Aparecida Ramires Zulian representando o Projeto DTITA no V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, realizado em Belém.

O artigo foi premiado na categoria Comunicação Oral com o tema “Acessibilidade para Dispositivos Moveis – recurso de tecnologia assistiva como apoio à aprendizagem e inclusão”, e foi publicado nos anais do evento. O certificado foi entregue pela primeira dama do estado, Sra. Ana Jatene; pelo Reitor da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Juarez Antônio Simões Quaresma; pela Presidente do Fórum e Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva (NEDETA), Dra Ana Irene Alves Oliveira; e pela Diretora Geral do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Dra. Daniele Salim Khayat.

Na imagem, aparecem cinco pessoas, sendo que uma delas é a representante do Projeto DTITA segurando o certificado de premiação no evento. Ao redor, algumas pessoas observam o momento e no fundo há um estande com um painel com os dizeres "I Feira Estadual - EXISTIR" e "V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência".

A Interface de Acessibilidade para Dispositivos Móveis é uma das linhas de ação do projeto DTITA, que possibilita o aproveitamento do movimento residual de pessoas com deficiência motora severa para que ele possam interagir com dispositivos móveis, através de um conjunto de hardware, sensores e software, capaz de captar os sinais produzidos por esse movimento e transformá-los em comandos que simularão os gestos necessários para o manuseio do dispositivo, tal qual é feito pelo usuário convencional.

Na imagem, há cinco pessoas em uma mesa de reunião no palco, sendo que uma delas está falando ao público. Ao fundo há um painel com os seguintes dizeres: "I Feira Estadual - EXISTIR" e " Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência".

V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

O Fórum aconteceu de 06 a 08 de novembro, concomitantemente com a I Feira Estadual EXISTIR, I Feira de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência, II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.

O evento teve como objetivo mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), voltados para a Tecnologia Assistiva e acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiência, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página