Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias CNRTA

Núcleo ASSISTA desenvolve projeto de PD&I na área de Tecnologia Assistiva na Paraíba

Entrevista com Cláudia Regina Cabral Galvão, coordenadora do Núcleo

  • Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2016, 12h52
  • Acessos: 642

O Núcleo ASSISTA – Núcleo Integrado de Acessibilidade, Inclusão e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, foi criado em 2012 através do edital da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e seu principal objetivo é fortalecer o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A proposta do ASSISTA é integrar as habilidades multidisciplinares dos pesquisadores da UFPB e fomentar o desenvolvimento de projeto de PD&I na área de TA, tendo como foco as seguintes linhas temáticas: Adequação Postural, Auxílio para Cegos e Surdos e Auxílio a Vida Cotidiana. A formação do Núcleo envolveu a estruturação dos laboratórios e o desenvolvimento de Sistema para Geração Automática de Janelas de Libras na DTV, resultando no serviço para geração de conteúdos e construção colaborativa de dicionários de Libras na Webm e a confecção do protótipo de um mobiliário escolar para adequação postural de crianças com deficiência física.

O ASSISTA está sediado no Laboratório de Vida Independente e Tecnologia Assistiva (LAVITA), que faz parte do Departamento de Terapia Ocupacional CCS/UFPB. O Laboratório possui um showroom de equipamentos para teste e simulação onde, periodicamente, a comunidade é convocada para atividades relacionadas à prescrição de cadeira de rodas, à confecção de órteses em termoplástico e diversos utensílios voltados para treinamento de atividades de vida diária, além de oferecer capacitação na área de TA. O Núcleo também é composto por: Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Inovação (LADEPI), Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), Laboratório de Acessibilidade (LACESSE) e Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (LEPAFA).

O Núcleo é coordenado pela professora Cláudia Regina Cabral Galvão, terapeuta ocupacional formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), doutoranda em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e especialista em Tecnologia Assistiva pela Faculdade Ciências Médicas Minas Gerais (FCMMG).

Cláudia atua desde 1995 com formação na área de TA, prescrição e adaptação de cadeira de rodas, confecção de órteses e utensílios adaptados para as atividades de vida diária, além de algumas atividades voltadas para a área da comunicação alternativa. Em 2000 realizou um estágio na Universidade de Pittsburgh (PA/USA) na área de adequação postural, que possibilitou conhecer uma outra realidade para direcionar novas propostas e implementar mudanças em serviços realizados no Brasil. Desde então, participa de processos de implantação e reestruturação de laboratórios, serviços e curso no estado do Rio Grande do Norte. O ASSISTA é formado por um grupo multidisciplinar e que atua em diversas linhas temáticas, onde é possível destacar vários projetos. Um deles é o desenvolvimento do sistema para geração automática de janelas de Libras na Web, TV e cinema digital. Em julho de 2015, o protótipo foi apresentado no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD) e norteou a concepção da norma de transmissão de Libras no SBTVD.

Outro projeto está relacionado ao desenvolvimento do protótipo de um mobiliário escolar funcional para aluno com deficiência física da rede pública. A partir da investigação de 33 crianças, realizada no Censo Escolar 2012 da Secretaria Municipal de Educação do Estado, foi identificada a necessidade de realizar um projeto para resolver esse problema nas escolas da rede municipal de ensino. mobiliário projetado aguarda investimentos para a produção em tamanho real e material definitivo.

O Núcleo também realiza o projeto COMUNICA, que tem como objetivo oferecer serviços de suporte de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para alunos com deficiência, nas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa. No projeto, foram gerados materiais para facilitar a comunicação e o rendimento escolar e foram promovidos diversos eventos e capacitações para estudantes e profissionais da área da terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia e áreas afins.

O Núcleo participa de diversas pesquisas ligadas à genética, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), devido ao grande número de casos de Síndrome de SPOAN no Estado do Rio Grande do Norte, doenças degenerativas e altamente incapacitantes, que ocasionam deformidades graves na coluna. Nesse contexto, o trabalho do Núcleo se resume a pesquisar novas alternativas para adequação postural desses indivíduos.

Para conhecer mais sobre o ASSISTA acesse:

Projeto ASSISTA

LADEPI

LAViD

LACESSE

Núcleo Assista - Facebook

Fim do conteúdo da página