Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação DTITA

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2015, 10h17 | Acessos: 1201
Página Principal

O projeto DTITA, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Tecnologia Assistiva, foi concebido no âmbito do Plano Viver sem Limite, do Governo Federal, que busca implementar novas iniciativas e intensificar ações já desenvolvidas em benefício das pessoas com deficiência. Este projeto é financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e administrado pela FACTI (Fundo de Apoio ao CTI).

O DTITA é composto por 7 etapas, que foram concebidas separadamente e, na elaboração e submissão do projeto, foram reunidas e passaram a configurar atividades de um plano único de projeto. Dessa forma, o objetivo principal do projeto está relacionado à articulação das demandas do mercado de Tecnologia Assistiva, em busca da melhoria de soluções e metodologias de desenvolvimento.

Cada etapa física é desenvolvida por uma Divisão específica do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, de acordo com suas competências, áreas de conhecimento e aderência aos objetivos do projeto, com resultados individuais que irão compor o resultado final do DTITA. Para definir o escopo de cada uma das etapas, foi realizado um levantamento sobre as principais necessidades do mercado em relação às pessoas com deficiência.

O resultado direcionou a concepção do projeto e contribuiu para alocar as etapas em suas respectivas divisões, permitindo uma atuação colaborativa, importante para garantir resultados inovadores para o público-alvo do projeto. A etapa de gestão, por sua vez, tem como desafio fazer o acompanhamento das etapas físicas, garantir a sinergia dos resultados e auxiliar no desenvolvimento das atividades estabelecidas. Dentro desse contexto, conta com um viés comunicacional importante para garantir que toda a equipe interaja entre si e trabalhe de forma integrada, além de ser responsável pela divulgação dos resultados e interação com instituições, organizações e empresas que possam ter interesse nos resultados do projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página