Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação - CNRTA

Publicado: Terça, 25 de Março de 2014, 17h26 | Acessos: 3184

O Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) é uma ação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS). O ponto central da ação é colocar na missão do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer a tarefa de articular nacionalmente uma rede cooperativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Tecnologia Assistiva. Esta ação constitui o mecanismo de implantação do Plano Viver sem Limite (Plano Nacional dos direitos das pessoas com deficiências) lançado em 2011), no âmbito da ciência e da tecnologia. Este centro, instituído mediante a Portaria 139 do MCTI, de 23 de fevereiro de 2012, está sendo implementado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela SECIS, sendo que os conceitos nos quais ele é baseado vêm sendo pensados há vários anos pelo MCTI a partir de estudos financiados pelo CNPq, em particular aqueles realizados pelo ITS BRASIL (Instituto de Tecnologia Social).

Com essas referências conceituais, o CNRTA nasce em 2012 para possibilitar a interação entre as várias iniciativas e práticas no campo da Tecnologia Assistiva, desenvolvidas tanto pelos setores acadêmico e produtivo, quanto por entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiências e órgãos governamentais. Este trabalho contribuirá, também, para o atendimento da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada em maio de 2008.

A criação do CNRTA visa produzir, em médio prazo, um grande impacto no cotidiano daqueles que possuem alguma deficiência, visto que a Tecnologia Assistiva fornece a eles recursos para que tenham equiparação de oportunidades em múltiplas esferas da vida.

De fato, esta tecnologia constitui produtos, estratégias, metodologias e serviços que visam prover às pessoas com deficiência uma maior autonomia com menos barreiras para sua inclusão na sociedade brasileira.

Assim, a consolidação de uma rede capaz de fortalecer as ações pertinentes à Tecnologia Assistiva estabelece as circunstâncias favoráveis para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, pautada em parâmetros ligados à acessibilidade.

Acesse a portaria do CNRTA

registrado em:
Fim do conteúdo da página