Caso não consiga visualizar acesse a versão online

 

Boletim Informativo nº 37 - Março de 2016

Março de 2016


Notícias | Boletins anteriores | Núcleos | Cadastre-se | Contato |




Foto: Professora Ana Irene, coordenadora do Nedeta



NEDETA pesquisa e implementa novos dispositivos de Tecnologia Assistiva

Entrevista com Ana Irene Alves de Oliveira: O NEDETA, Núcleo de Estudo e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade do Estado do Pará (UEPA), iniciou suas atividades em 2006 através de um financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que tinha a finalidade de estudar e implementar novos dispositivos assistivos, substituindo a tecnologia importada por tecnologia nacional e regionalizada.

Leia Mais...






Premiação FEBRACE

CNRTA premiou projetos de Tecnologia Assistiva na FEBRACE 2016

No último dia 18 de março o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA) premiou os projetos em Tecnologia Assistiva que participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2016.

Leia Mais...



 



Participantes da palestra Inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva / Surdez

Integrante do CNRTA ministra palesta no USACITA

No último dia 4, o "Ciclo de Interação em Usabilidade e Acessibilidade Digital, Inclusão e Tecnologia Assistiva" – USACITA, que acontece semanalmente no auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, convidou o integrante do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva - CNRTA, Leandro de Almeida Leite, para promover a palestra “Inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva / Surdez”.
Leia Mais...








Palestra do Seminário de Inovação

Seminário de Inovação “Conhecimento e Segurança sobre Propriedade Industrial e Intelectual (Marcas e Patentes)”

O Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Mantiqueira e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, promoveram no dia 11 de março o seminário de Inovação "Conhecimento e Segurança sobre Propriedade Industrial e Intelectual (Marcas e Patentes)" no auditório do CTI, no qual integrantes do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva – CNRTA estiveram presentes.
Leia Mais...








Foto: Palestra Convenção da ONU e LBI para a Inclusão

Palestra apresenta a Convenção da ONU e LBI para a Inclusão”

O Ciclo de Interação em Usabilidade e Acessibilidade Digital, Inclusão e Tecnologia Assistiva – USACITA, convidou Roque Eduardo Cruz, bolsista Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva – CNRTA e Ana Elisa de Campos Lobo, bolsista da Divisão de Qualificação em Software - DQS para ministrar a palestra “Entenda fácil a Inclusão: Convenção da ONU e LBI”.
Leia Mais...








Foto: Laboratório de Fabricação Digital Livre de São Paulo (Fab Lab Livre SP)

FabLab Livre SP, unidade Heliópolis, é inaugurado em São Paulo

No último dia 29, foi inaugurado o Laboratório de Fabricação Digital Livre de São Paulo (Fab Lab Livre SP) no Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis, em São Paulo capital. Ao todo já são dez laboratórios em toda a capital que funcionam como um centro de pesquisa, com equipamentos de alta tecnologia, como impressoras 3D, plotter de recorte, cortadora a laser ou osciloscópio digital, além de outros equipamentos e recursos que ficam à disposição da população de forma gratuita.
Leia Mais...








Foto: Fundação FEAC e CTI

Reunião entre Fundação FEAC e CTI

Fundação FEAC participou de reunião no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) na qual entregou o caderno "Panorama da Pessoa com Deficiência no Município de Campinas" e esclareceu a importância do projeto “Mobilização para Autonomia”, que tornou-se um programa de ação contínua da Fundação nas ações sociais do Município de Campinas.
Leia Mais...








Foto: Palestra Braille e as novas tecnologias

Palestra do USACITA aborda o Braille e as novas tecnologias

No último dia 18 de março foi realizada no Auditório do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), a palestra "O Braille e as novas tecnologias: perspectivas e soluções", promovida pelo Ciclo de Interação em Usabilidade, Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia Assistiva (USACITA).
Leia Mais...








Foto: Responsáveis pela implantação do serviço, da esquerda para a direita, Márcio Piagentini/DIPOL-8, Regina Coeli/DERAT-8, Marcelo Barreto-Superintendente Adjunto, Stela Oliveira/DIVIC-8, Neivaldo Zovico-Feneis e intérprete do serviço está projetado na tela ao fundo

Sistema de atendimento a pessoas com deficiência auditiva é implantado na Receita Federal em São Paulo

Com objetivo de promover a independência de Pessoas com deficiência auditiva, a Receita Federal do Estado de São Paulo incorporou um sistema tecnológico que permite a realização de vídeo ligações, no qual um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) realiza a mediação da comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva e o atendente da Receita Federal.
Leia Mais...








Foto: Palestrante Stella Camlot Reicher

Programa Mobilização para Autonomia da Fundação FEAC promoveu curso sobre inclusão de pessoas com deficiência

No último dia 22, a Fundação FEAC promoveu o curso “Novo Marco Regulatório de Inclusão da Pessoas com Deficiência – parte 1” que abordou a nova Lei Brasileira de Inclusão (LBI) aprovada em 06.07.2015 e vigente desde Janeiro de 2016.
Leia Mais...








Foto: Mão representando libras

CNRTA em parceria com IFSP promovem curso de LIBRAS

Parceria entre o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva - CNRTA e o Instituto Federal São Paulo - IFSP, campus Campinas, promovem o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) gratuitamente para toda comunidade do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI.
Leia Mais...












+ Notícias do CNRTA




  Saiu na mídia title=  

Eventos




 



Eventos









Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva

Email: cnrta@cti.gov.br

Site: www.cti.gov.br/cnrta

 

Caso não deseje receber mais nossas mensagens clique no link DESINSCREVER

Siga-nos:

Facebook CTI Renato Archer Twitter CTI Renato Archer Youtube CTI Renato Archer

Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Governo Federal